Notícias

Manhã de terça-feira (06) termina com céu claro, sol, temperaturas em elevação e queda na umidade do ar

06/08/2024 12:16 - Terça-feira

Manhã de terça-feira (06) termina com céu claro, sol e sensação de calor na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 27,4°C em média. A máxima pode chegar aos 29°C. A maior máxima média do ano permanece a registrada em 17/03/2024 com 34,4°C na cidade. Já a maior máxima absoluta do ano ocorreu em 09/01/2024 com 36,4°C na estação meteorológica de Vila Maria/Guilherme e na Mooca, Zonas Norte e Leste. 


A maior máxima já registrada em um mês de agosto desde 2004, ano em que o CGE da Prefeitura de São Paulo iniciou as medições de temperatura na cidade, ocorreu em 30/08/2005 com 33°C de média na cidade. Já a maior absoluta foi registrada em 30/08/2017 com 36,6°C no Butantã, Zona Oeste. 


A umidade relativa do ar oscila em torno de 42% com tendência a queda. A média pode chegar aos 30% a ligeiramente a baixo. O menor valor médio de umidade neste ano de 2024 ocorreu em 23/07/2024 com 24,9% na cidade. Este valor também foi o menor dos últimos três anos. Já a menor umidade relativa do ar absoluta, registrada em um único local, neste ano, ocorreu na estação meteorológica automática da Sé/CGE, com 13,6% dia 23/07/2024.


Diante dessa condição meteorológica, alerta-se que o tempo seco e estável dificulta a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos. Além do impacto ambiental, especial atenção com a saúde de crianças e idosos. 


Não há previsão de chuvas para esta terça-feira (06). Até o momento, não houve registro de chuva em agosto, que historicamente apresenta o menor volume médio do ano, que é de 29,8mm. A ultima chuva registrada na capital paulista foi em 30/07 com apenas 3,7mm de média na cidade. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 


O tempo seco, ensolarado, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar se mantém nos próximos dias. Entretanto, a chegada de uma nova frente fria, associada ao ar frio de origem polar vai derrubar literalmente a temperatura, principalmente no final de semana, que promete ser gelado na Capital paulista. Além disso, o sistema frontal, mesmo com deslocamento rápido, deve provocar pancadas de chuva desde a madrugada da próxima sexta-feira (09), que podem ser de moderada intensidade em alguns momentos, principalmente sobre o litoral paulista e RMSP, que inclui a Capital.


A quarta-feira (07) deve apresentar um panorama semelhante aos dias anteriores, ou seja, madrugada com poucas nuvens, termômetros na marca dos 17°C e predomínio de sol no decorrer do dia. Por conta disso, a temperatura máxima prevista é de 30°C e os menores percentuais de umidade do ar devem ficar abaixo dos 30% em vários bairros da Capital paulista.


Na quinta-feira (08), a frente fria segue avançando em direção ao leste paulista, o que caracteriza uma condição pré-frontal, ou seja, temperaturas em elevação e aumento da nebulosidade no fim do dia com probabilidade de chuviscos. Os termômetros devem registrar mínima de 17°C e máxima por volta dos 30°C, com percentuais mínimos de umidade do ar na faixa dos 28%.