Notícias

Início de madrugada gelada em SP

11/08/2024 00:00 - Domingo

A madrugada começa com céu encoberto, formação de névoa e baixas temperaturas. A rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registra a média de 8ºC. Em Parelheiros e Marsilac, no extremo sul,  os termômetros indicam apenas 5ºC. As últimas imagens do radar meteorológico não apontam a presença de áreas de instabilidade sobre a Capital. O tempo segue fechado e com baixas temperaturas durante todo o período. Não há previsão de chuva.

A Defesa Civil Municipal decretou estado de ALERTA para baixas temperaturas a partir de quinta-feira (08) às 10h20.Ligue 156 para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade devido ao frio.

Os dados do CGE ainda mostram que a cidade acumulou até o momento 33,4mm de chuva, o que equivale a cerca de 12,0% acima do índice médio esperado para agosto, que é de 29,8mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

O ar frio de origem polar na retaguarda do sistema frontal vai provocar acentuado declínio das temperaturas nos próximos dias, principalmente neste final de semana e início da próxima. A expectativa é de quebra de recorde de temperatura mínima com a permanência da forte massa de ar frio nos próximos dias.

No domingo (11), não há previsão de chuva, apenas a continuidade do frio no decorrer do dia, que deve registrar uma madrugada com termômetros em torno dos 6°C, o que pode representar um novo recorde de frio neste ano. O dia será marcado por sol entre poucas nuvens e temperatura máxima prevista de 19°C com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 35%.

A próxima semana também promete ser gelada na Capital paulista, mas sem previsão de chuva e com predomínio de sol entre poucas nuvens. A segunda-feira (12) deve começar com termômetros na marca dos 9°C e a temperatura máxima não deve superar os 19°C ao longo do dia. Os índices de umidade do ar se mantêm com valores mínimos na faixa dos 40%.