Notícias

A Capital paulista tem céu encoberto e sensação de frio nesta manhã de domingo (25)

25/08/2024 09:03 - Domingo

A frente fria que mudou as condições do tempo em São Paulo, trazendo chuva e aumento dos índices de umidade do ar já começa a se afastar em direção ao estado do Rio de Janeiro. Entretanto, o sistema nesta manhã de domingo (25) ainda provoca chuva leve em boa parte do Vale do Paraíba e sul mineiro, na divisa com São Paulo. 

No decorrer do dia, há probabilidade da ocorrência de chuva fraca no início da tarde na Capital paulista, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos. Hoje o dia começou com termômetros em média na casa dos 11,8°C, mas a temperatura mínima será registrada no fim da noite, com previsão de apenas 8°C. Os percentuais mínimos de umidade do ar devem ficar por volta dos 70%, o que melhora significativamente a qualidade do ar.

Os índices de chuva medidos ontem até a meia noite totalizaram 8,5mm, que representa 28,5% da média histórica, que é de 29,8mm. Já o volume total de precipitação desde o início de agosto até hoje é cerca de 41,9mm, que equivale a 40,6% a mais do esperado para o mês.

Na retaguarda da frente fria, o ar gelado de origem polar derruba literalmente as temperaturas, principalmente entre o domingo (25) e a próxima quarta-feira (28). Em decorrência dessa condição, a Defesa Civil Municipal decretou estado de ALERTA para baixas temperaturas a partir da madrugada de domingo (25). A informação foi expedida nesta sexta-feira (23) às 15h25. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Com o afastamento da frente fria e a chegada da massa de ar frio de origem polar, os próximos dias serão marcados pelo ar gelado, principalmente nas madrugadas e no período noturno. A sequência de dias frios deve se manter pelo menos até a próxima quarta-feira (28), com probabilidade de recorde de temperatura mínima do ano.

Na segunda-feira (26), a previsão é de temperatura mínima de 7°C e a máxima não deve superar os 14°C.  Será um dia com baixa amplitude térmica, que associada aos ventos frios que sopram do mar contra a costa paulista irão manter a sensação de frio durante todo o dia. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados, com valores mínimos na casa dos 60%.

O cenário atmosférico se mantém no decorrer da terça-feira (27), que deve registrar temperatura mínima de 6°C e máxima de apenas 16°C. Será mais um dia de baixa amplitude térmica e, mesmo com sol entre poucas nuvens, a sensação será de frio. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados, com valores mínimos ao redor dos 55%. O dia termina com poucas nuvens e sem previsão de chuva.